Reagentes e meios - 05/2023
O meio de cultura é uma mistura química contendo nutrientes que possibilitam a multiplicação de microrganismos de uma amostra biológica, para que sejam realizados estudos e análises laboratoriais. Há vários tipos de meios de cultura, cada um com características distintas, que asseguram as condições ideais para o desenvolvimento e estímulo do crescimento dos microrganismos desejados.
Indicamos cada tipo de meio de cultura para uma aplicação específica e um determinado microrganismo: alguns visam oferecer nutrientes e promover o crescimento, enquanto outros inibem o microrganismo e determinam o seu PH (potencial hidrogeniônico). Há uma ampla variedade de meios de cultura disponíveis, que são utilizados em testes laboratoriais e pesquisas científicas em diversas áreas de estudo.
O meio de cultura Agar Batata Dextrose, ou BDA, é amplamente utilizado na produção de alimentos para a contagem de fungos e leveduras. Ele contém açúcares simples provenientes da batata, o que o torna um ambiente propício para diferentes tipos de microrganismos crescerem e se desenvolverem.
Quando o BDA é preparado, ele apresenta uma cor âmbar e é levemente opaco, ao contrário do aspecto homogêneo e fluido quando em pó.
A produção do Agar Batata começa com a utilização de 200 kg de batatas cruas, que são misturadas com 20 gramas de dextrose e um litro de água destilada para produzir o meio de cultura BDA.
Além disso, existem versões do Agar Batata que não contêm dextrose, sendo que em seu lugar podem ser utilizados elementos como mel, xarope de milho, groselha ou sacarose.
O Agar Batata Dextrose é recomendado pela APHA e FDA para o cultivo de fungos em produtos lácteos e alimentos. Também pode ser utilizada na identificação de fungos e leveduras em paralelo com sua morfologia celular ou em métodos de micro cultivo em lâminas.
No site da Loja Netlab, você encontra esse e outros meios de cultura.
Uma solução tampão, também conhecida como buffer, é uma solução química que ajuda a manter o pH constante quando pequenas […]
Leia mais >
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe o seu comentário