Consumíveis - 12/2022
As amostras biológicas analisadas ao microscópio devem ser colocadas em lâminas e lamínulas, sendo assim, esse item é uma peça básica e amplamente utilizada em todos os tipos de laboratórios. Quando a lâmina é colocada sob um microscópio ótico, a amostra pode ser visualizada com uma ampliação de até 1000x.
A microscopia usa lâminas e lamínulas para facilitar a visualização da amostra no instrumento. Através de um microscópio podemos observar variadas estruturas, morfologia e fisiologia dos organismos. Lâminas e lamínulas são úteis para a preparação de amostras biológicas, possibilitando a execução de uma variedade de técnicas, como esfregaço e coloração. As lâminas são normalmente usadas em combinação com lamínulas.
Como é a lâmina para microscopia?
Uma lâmina para microscópio apresenta-se como um pequeno pedaço de vidro transparente, retangular e sem irregularidades, usado para colocar uma amostra para observação sob o microscópio. Suas dimensões variam de acordo com a demanda de cada procedimento, mas em geral tem dimensão de 26 × 76 mm e 1,00 a 1,2 mm de espessura. Conta com diferentes modelos, com acabamento de ponta lisa, fosca, lapidada ou não lapidada.
As lâminas propiciam a preparação da amostra, garantindo a sua integridade e o armazenamento a longo prazo.
Tipos de bordas: fosca ou lisa?
A lâmina de borda fosca contém uma ponta fosca, o que garante um melhor contraste e proporciona a rotulação da lâmina, ou até mesmo anotações na mesma pelo profissional que está fazendo a análise, já a lâmina de borda lisa é inteiramente transparente.
Diferença entre lâmina não lapidada e lapidada:
As bordas das lâminas também apresentam algumas diferenças. A lâmina lapidada apresenta borda plana e regular, o que gera maior segurança no seu uso, por evitar acidentes como ferimentos e cortes por conta da textura do material. As lâminas não lapidadas possuem os cantos irregulares e desiguais.
O que é lamínula?
Como dito anteriormente, a lâmina geralmente é usada em combinação com a lamínula. Com espessura muito mais fina a lamínula é como uma versão menor da lâmina de vidro, e é usada para cobrir a amostra, servindo como um obstáculo entre o material biológico em estudo e a lente do microscópio e também impede a refração da luz. A lamínula mantém a amostra fixa sobre a lâmina, protegendo assim tanto a amostra (pois evita o ressecamento da mesma) quanto o microscópio.
Onde usar lâminas e lamínulas?
Acesse o nosso site Loja Netlab e confira diversos modelos de lâminas e lamínulas para microscopia. Temos as opções citadas no texto e outros acessórios para atender todas as demandas do seu laboratório!
A luva Kevlar para altas temperaturas é projetada para oferecer proteção eficaz em ambientes que exigem resistência ao calor extremo, […]
Leia mais >A caixa coletora de perfurocortantes é utilizada para o descarte de materiais perfurocortantes infectantes em estabelecimentos geradores de Resíduos de […]
Leia mais >Em um post anterior falamos sobre a balança analítica e a balança de precisão e hoje vamos explicar sobre a […]
Leia mais >
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe o seu comentário