Facebook Instagram

100% Seguro

Televendas: (11) 2373-0040 / 2373-0043

(11) 2373-0040

vendas@lojanetlab.com.br

Loja Virtual
Voltar para a loja
 

Blog

Consumíveis - 05/2022

5 tipos de pinças cirúrgicas e suas funções

A pinça é um dos utensílios primordiais para o desempenho de intervenções cirúrgicas, destacando-se como uma ferramenta médica que facilita na extração de pontos, realização de exames e execução de curativos e múltiplos procedimentos.

Existem variados modelos de pinças cirúrgicas, cada qual indicada para diversas abordagens. O que delibera qual o material instrumental a ser operado é o tipo de tecido em que será feita a intervenção, e cabe aos profissionais de saúde escolher o instrumento conveniente para cada cirurgia.

 

Tipos de pinças cirúrgicas e suas funções

Pinça de Adson

Indicada para manipulação de tecidos sensíveis, como a pele, e pode ter dois tipos de ponta: dentada ou lisa. Em sua utilização, ela retém parte do tecido enquanto o cirurgião manipula outros instrumentos, como a tesoura e o bisturi, facilitando a tarefa.

Pinça de Allis

A pinça de Allis, por sua vez, deve ser utilizada para a manipulação de tecidos mais robustos e músculos, além de auxiliar na remoção de tecidos do organismo.

Pinça Kocher

A característica principal da pinça Kocher é sua maior capacidade de reter tecidos, devido ao formato com um par de dentes em sua extremidade. Ela pode ser reta ou curva, mas só deve ser utilizada em casos em que as outras pinças realmente não funcionem, uma vez que o risco de causar traumas ao tecido é maior.

Pinças hemostáticas traumáticas

As pinças hemostáticas são utilizadas para a manipulação de vasos sanguíneos, e podem ser classificadas entre traumáticas e não traumáticas. A finalidade das pinças hemostáticas traumáticas é induzir a hemostasia temporária, um processo fisiológico que consiste no bloqueio de lesões vasculares para interromper sangramentos e hemorragias.

Pinças hemostáticas não traumáticas

As ferramentas não traumáticas são utilizadas para obstruir temporariamente o fluxo sanguíneo por meio do pinçamento. A finalidade é reduzir a possibilidade de trauma vascular ao longo do processo cirúrgico.

Outras pinças cirúrgicas

Há, ainda, diversos outros tipos de pinças cirúrgicas de uso mais específicos. É o caso da pinça histológica ponta fina — facilita a manipulação de pequenos componentes. Acesse o site da Loja Netlab e confira as pinças disponíveis.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe o seu comentário

Leia mais

Luva Kevlar para altas temperaturas

Consumíveis

  - 10/2024

Luva Kevlar para altas temperaturas

A luva Kevlar para altas temperaturas é projetada para oferecer proteção eficaz em ambientes que exigem resistência ao calor extremo, […]

Leia mais >
Descarte seguro de materiais perfurocortantes

Consumíveis. Geral

  - 06/2023

Descarte seguro de materiais perfurocortantes

A caixa coletora de perfurocortantes é utilizada para o descarte de materiais perfurocortantes infectantes em estabelecimentos geradores de Resíduos de […]

Leia mais >
Base antivibratória: experimentos mais precisos

Consumíveis

  - 05/2023

Base antivibratória: experimentos mais precisos

Em um post anterior falamos sobre a balança analítica e a balança de precisão e hoje vamos explicar sobre a […]

Leia mais >