Vidrarias - 01/2022
O meio de cultura é uma manipulação química feita em laboratório que fornece nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, como por exemplo, os fungos e as bactérias, facilitando assim, a identificação, a análise e o seu estudo.
Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma determinada função e um microrganismo específico: alguns têm a função de nutrir e estimular o crescimento, outros inibem determinado microrganismo e conseguem indicar seu potencial hidrogeniônico. Existe uma grande variedade destes meios e eles são usados em análises laboratoriais e estudos científicos de diversas áreas.
Os meios de cultura podem ser classificados por seu estado físico e aplicação.
De acordo com o estado físico, sua classificação baseia-se em:
Com relação a sua aplicação, os meios podem ser divididos em:
Meio Indicador: é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. O mais simples é aquele usado no estudo das reações de fermentação. Exemplos: Agar Triple Sugar Iron (TSI) e Agar Citrato de Simmons.
A Origem do Erlenmeyer O Erlenmeyer é, sem dúvida, um dos frascos de vidro mais conhecidos e utilizados no mundo […]
Leia mais >Clevenger O aparelho de destilação Clevenger é uma ferramenta amplamente utilizada em laboratórios para a extração de óleos essenciais e […]
Leia mais >O aparelho de destilação em laboratório é uma ferramenta essencial utilizada para separar misturas líquidas com base em suas diferenças […]
Leia mais >
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe o seu comentário