Guia Completo de Equipamentos de Laboratório


0

Cada vez mais as indústrias encontram a necessidade de investir em equipamentos de laboratório para obterem resultados mais precisos, um maior desempenho em atividades realizadas e principalmente segurança durante um experimento.

Os equipamentos de laboratório são muitos. Por isso uma das maiores dúvidas dos indivíduos que pretendem montar um espaço como esse, para trabalhar com substâncias químicas, é o tipo de equipamento que necessitam adquirir.

Este post foi criado para esclarecer suas dúvidas e lhe informar quais são e para que servem os principais equipamentos laboratoriais que você precisará ter. Falaremos também sobre os principais acessórios para um laboratório.

E não esqueça de ver o nosso Guia Completo de Vidrarias de Laboratório!

Como os equipamentos laboratoriais são desenvolvidos?

Antes de começar a citar uma lista de equipamentos de laboratório de química, é importante ressaltar a importância de saber mais sobre como esses equipamentos são fabricados.

Eles serão utilizados para a realização de diversos testes e podem, em algumas ocasiões, ficar em contato com variadas substâncias. Por isso precisam ser desenvolvidos de forma a oferecerem segurança, durabilidade e excelente desempenho.
Em seu processo de fabricação, os equipamentos de laboratório precisam seguir uma série de regulamentos. Além disso, geralmente são desenvolvidos com a matéria-prima escolhida considerando um critério que objetive prolongar a vida útil do produto. O mais famoso e utilizado é o aço, já que a resistência é uma das suas propriedades.

Caso você pretenda comprar algum equipamento, inclusive acessórios para laboratório, é relevante analisar se todos foram desenvolvidos seguindo rigidamente o regulamento. Daí a importância de buscar vendedores confiáveis, que possam garantir a idoneidade de seus fornecedores.

Equipamentos de laboratório

Veja agora quais são os principais equipamentos de laboratório e suas funções:

Balança

A balança é um equipamento essencial e extremamente importante. É utilizada para medir a massa exata de cada substância e por conta disso é uma boa opção para indivíduos que trabalham com experimentos que necessitam de um número exato de cada produto para que nenhum procedimento seja comprometido.

Há dois tipos: a analítica e a semianalítica. A primeira é ainda mais precisa do que a segunda, permitindo a pesagem de massas menores com a exatidão necessária.

Agitador Magnético

Este equipamento é muito importante para os processos de mistura de materiais, transformando-os em uma solução homogênea. Como o próprio nome diz, ele agita soluções.

O material a ser agitado é colocado dentro de um recipiente. Em seguida, ele é colocado no equipamento, que possui uma barra magnética. É ela que garantirá o campo magnético no processo de agitação.

A barra magnética é movida por um campo magnético de rotação e serve basicamente para balançar as soluções de um determinado experimento que requeira agitação constante. O agitador pode possuir ou não aquecimento.

Agitador Magnético

Chapa Aquecedora

É utilizada para aquecer de modo uniforme frascos, copos e vidrarias de laboratórios de diferentes modelos. Há a possibilidade de controle da temperatura para aquecimento e, dependendo da marca e do modelo, uma chapa pode alcançar temperaturas extremamente elevadas.

Chapa Aquecedora

Agitador Mecânico de Hélice

Esse equipamento é utilizado em diferentes tipos de pesquisas. Quando a amostra precisa ser mexida e manter-se em um estado homogêneo é usada uma hélice para garantir esse resultado. Existem alguns modelos diferentes de hélices com funções diversas.

O agitador mecânico de hélice pode ser usado por longos períodos de análises, em suspensão de sólidos, além de ser resistente a altas temperaturas e agressões químicas.

Agitador mecânico de hélice

Agitador Vórtex

Costuma ser utilizado não apenas para agitar misturas, mas também para torná-las homogêneas. Normalmente não comporta grandes quantidades de líquidos.

Agitador Vórtex

Estufa para Laboratório

Alguns instrumentos usados no laboratório podem comprometer a saúde, a segurança e a confiabilidade dos resultados porque ficam contaminados a cada processo realizado.

A estufa foi criada para que tais instrumentos sejam estilizados em altas temperaturas, evitando assim qualquer contaminação. Esse equipamento é completamente eficaz e realiza um processo que poderia levar horas dentro de um laboratório, por isso é tão necessário.

É importante destacar que a estufa também pode ser usada para secar as amostras. Além dela, há outros equipamentos que podem ser empregados com a finalidade de esterilizar materiais, como as autoclaves, por exemplo.

Estufa

Forno Mufla

É um forno usado para a calcinação de diversas substâncias. Em alguns casos, ela chega aos 1000ºC, podendo até superar esta marca. As substâncias inseridas em seu interior são devolvidas em forma de cinzas para posterior análise.

Forno Mufla

Autoclave

Um dos aparelhos mais importantes de qualquer laboratório, é utilizado para realizar processos de esterilização dos materiais de laboratório. O procedimento é feito através do vapor de água sobre altas temperaturas e pelo tempo necessário para eliminar os microrganismos.

Autoclave

Destilador de Água

Serve para retirar os sais minerais e outros componentes da água, processo que oferece como resultado a água destilada. Há diversos modelos com diferentes capacidades.

Destilador de Água

Osmose Reversa

Trata-se de um equipamento usado para purificar a água fazendo uso de uma técnica conhecida como osmose reversa. Nela, a água é purificada quimicamente por meio do uso de membranas e da alternância de sistemas de alta e baixa pressão.

Osmose Reversa

Deionizador de Água

Esse equipamento torna água pura depois de um processo de filtragem e de retirada dos sais minerais. Para isso, a água passa por dois mecanismos de retiradas de impurezas. Eles envolvem o uso do carvão ativado e do filtro com a resina mista.

Deionizador de Água

Medidor de Condutividade

Também chamado de Condutivímetro, esse equipamento é encontrado em três modelos diferentes: o de bolso, o portátil e o de bancada. É utilizado em controles de qualidade, medindo, por exemplo, a condutividade e a salinidade das soluções.

O processo de medição é feito através de um sensor que é introduzido na amostra de onde serão colhidos os dados para análise.

Condutivímetro

Medidor de pH (phmetro)

O pH é uma unidade de medida que descreve o grau da acidez e alcalinidade de uma solução, possuindo um método de escala que vai de 0 a 14. O medidor de pH, também conhecido como pHmetro, é importante durante um processo ou experimento, já que oferece números exatos.

Medidor de pH ou pHmetro

Medidor de Oxigênio Dissolvido

O medidor de oxigênio dissolvido é um dos aparelhos que costumam ser utilizados para acompanhar a qualidade da água. O equipamento é utilizado para fazer medição dos níveis de oxigênio dissolvido em ambientes como rios, por exemplo.

Geralmente o nível de oxigênio dissolvido diminui quando a água recebe grandes quantidades de substâncias orgânicas biodegradáveis. A determinação deste percentual é importante para garantir que as espécies aquáticas terão o ambiente ideal para permanecer vivendo saudavelmente em seu ambiente.

Medidor de Oxigênio Dissolvido

Colorímetro

Nos laboratórios de química, o controle da cor é essencial para a análise de matérias primas, componentes e aditivos. O Colorímetro (medidor de cor) é utilizado em amostras coloridas para obter uma medida determinada da cor.

O equipamento calcula os elementos formantes da cor e assim pode analisar, por exemplo, o brilho e a opacidade de diferentes materiais e matérias primas.

Colorímetro

Analisador de Umidade

É um equipamento usado para determinar o percentual de umidade de uma solução ou material. Também pode receber o nome de balança de umidade ou medidor de umidade.

Ele funciona medindo primeiramente o peso da amostra. Em seguida, o material passa por um processo de secagem. A amostra é pesada novamente. Enquanto o material continuar a perder peso, o processo seguirá, pois o teor de umidade, para ser calculado, considera a perda de peso do material.

Analisador de Umidade

Clorímetro

Equipamento utilizado para realizar análises de cloro, garantindo assim a qualidade da água. É comum que ele permita a análise de outros elementos, como o flúor e o magnésio, por exemplo. Também conhecido como medidor de cloro.

Clorímetro

Ponto de Fusão

O medidor do ponto de fusão costuma ser utilizado com o objetivo de medir o nível de pureza de variadas substâncias ou produtos, podendo ser utilizado em laboratórios para controlar a qualidade desses materiais.

Ponto de Fusão

Refratômetro

É um equipamento óptico capaz de fazer leituras de substâncias translúcidas, determinar a identidade de um material desconhecido, assim como determinar a pureza de certa substância.

O mais comum de seus usos é medir o índice de Brix (concentração de açúcar) em frutas, doces, mel e outros alimentos.

Refratômetro

Titulador

É um equipamento usado em análises de titulações para determinar o teor de umidade de um determinado material. Ele permite resultados muito precisos em poucos minutos.

Titulador

Viscosímetro

Viscosidade é a especialidade física que define a resistência de um fluido ao escoamento. Esse equipamento é eficaz para medir e indicar o índice de viscosidade de uma amostra com precisão.

Viscosímetro

Micropipeta

São equipamentos frequentemente usados em laboratório e sua principal finalidade é fazer a medição precisa de líquidos. Elas são capazes de medir volumes muito pequenos de substâncias, podendo também aspirar o liquido de um recipiente para o outro.

Micropipeta

Centrífuga para laboratório

Permite que elementos de uma mistura sejam separados em um curto espaço de tempo. Isso é possível porque a centrífuga trabalha com movimentos de rotação do tubo no qual a amostra está localizada.

Centrífuga de Laboratório

Banho Maria

Dentro desse equipamento é possível realizar a automatização e controle de aquecimento das substâncias. Nesse processo, o intuito é aquecer substâncias líquidas e sólidas de forma lenta e uniforme dentro de um recipiente.

Banho Maria

Banho Seco

Também conhecido como termobloco, este equipamento é utilizado em diversos experimentos no laboratório cuja finalidade seja o aquecimento a seco de amostras que necessitem ter um rigoroso controle de temperatura. É o caso, por exemplo, da conservação de amostras e dos processos de coagulação, entre outros.

Banho Seco

Banho Ultrassônico

Trata-se de uma lavadora ultrassônica utilizada para limpar peças, utensílios e materiais de laboratório que sejam sensíveis à limpeza manual. O equipamento permite tanto ciclos de limpeza pesada quanto ciclos mais brandos. Há diversas possibilidades de frequência de ultrassom disponíveis no painel.

Banho Ultrassônico

Capela de Exaustão de Gases

Alguns produtos e experimentos realizados dentro de um laboratório podem acarretar grandes problemas para a saúde do indivíduo que manuseia e realiza todos os processos.

A capela de exaustão de gases tem o objetivo de eliminar vapores liberados enquanto se manuseia os produtos químicos. Assim é possível evitar que tais gases passem para o ambiente do laboratório, preservando assim a saúde e a qualidade de vida dos usuários do local.

Capela de Exaustão de Gases

Cabine de Segurança Biológica

Sua finalidade é proteger o laboratorista, as amostras manipuladas e o meio ambiente, reduzindo a exposição deles aos agentes de riscos biológicos. Existem tipos diferentes de cabines nas quais o processo de purificação do ar ocorre de variadas maneiras.

Cabine de Segurança Biológica

Bomba de Vácuo

Se as atividades do laboratório necessitarem de filtragem de substâncias, a bomba a vácuo pode ser utilizada.

Bomba de Vácuo

Microscópio

Costuma ser bastante utilizado em laboratórios de química. Sua principal função é ampliar o tamanho do material que é posto na lâmina, permitindo a melhor visualização do que está sendo estudado. Há diversos tipos disponíveis no mercado e os preços variam de acordo com diversos fatores, como a qualidade da lente, por exemplo.

Microscópio

 

Neste post, você teve acesso a alguns dos principais equipamentos de laboratórios e suas funções, assim como aos acessórios que são essenciais para quem deseja montar um laboratório. Também temos um Guia Completo de Vidrarias de Laboratório, confira!

Na Loja Netlab você poderá encontrar acessórios de qualidade e equipamentos cuja procedência é garantida. Nossos fornecedores possuem excelentes credenciais no mercado, sendo confiáveis e bastante conhecidos. Venha nos conhecer e fazer um orçamento!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0

0 Comments


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *