Equipamentos - 05/2022
Criado em 06 de Junho de 1944 por Arthur Rosinger na cidade de Newark em New Jersey, nos Estados Unidos da América, o aparelho tem um mecanismo de funcionamento simples. Conta com um motor, utilizado para controlar a velocidade rotação, e um ímã acoplado a ele. Este ímã atua sobre a barra magnética de agitação – popularmente conhecida como peixinho –, que é colocada dentro do recipiente para criar um campo magnético que garantirá uma agitação eficaz da solução.
O Agitador Magnético é um equipamento de laboratório utilizado para realizar misturas de amostras diversas, mas sempre com baixa viscosidade.
A Baixa viscosidade da amostra tem como finalidade manter a força eletromagnética entre o imã e a barra magnética dentro da amostra. Ao final falaremos mais detalhadamente sobre este funcionamento.
Por isso ele é utilizado principalmente na Química e na Biologia, mas também está presente em diversas outras áreas.
Já deve ter ficado claro para você que o agitador magnético serve para diversas aplicações laboratoriais, das mais simples às mais complexas, tais como:
Além disso, o agitador magnético também é utilizado em aplicações:
Um imã que gira acoplado a um motor elétrico. A força magnética do imã, localizado abaixo da superfície da amostra, gira uma barra magnética colocada dentro da amostra, que por sua vez irá promover a mistura da amostra.
Você define uma velocidade para que o imã (que é fixo) gire.
Tem um termo muito comum para a barra magnética, que é “peixinho” ou “pulga”, é em geral um pedaço de Alnico, uma liga metálica de Ferro (Fe), Alumínio (Al), Níquel (Ni) e Cobalto (Co), altamente magnética.
E para garantir que não haja corrosão ou qualquer tipo de interferência na composição, o pedaço de metal é revestido em Teflon (PTFE), material plástico altamente inerte quimicamente.
A força entre o imã e a barra magnética faz com que a barra magnética gire na mesma velocidade do motor elétrico do agitador.
A velocidade de rotação do motor é definida normalmente em rotações por minuto (RPM), pode ser ajustada através de um potenciostato ligado ao motor elétrico
Podendo ser definida de diversas maneiras, tais como:
É necessário que haja uma observação visual do comportamento da barra magnética durante todo o processo, principalmente com altas velocidades.
Lembramos também que cada agitador possui a especificação de barra magnética MÁXIMA, ou seja, um tamanho de barra magnética máximo que pode ser utilizado. Isso se deve ao fato de que uma barra magnética grande demais possuirá uma força magnética tão grande que poderá impedir a rotação do motor e consequente dano ao agitador.
Sabe como escolher um Agitador Magnético?
Acesse o nosso site Loja Netlab e confira todos os agitadores disponíveis.
O microscópio biológico binocular K55-BA Olen é uma ferramenta essencial para quem busca alta performance em análises microscópicas. Com capacidade […]
Leia mais >O Pipetador Automático Tipo AID 0,1 a 100ml é um dispositivo utilizado para a transferência precisa de líquidos em diferentes […]
Leia mais >O Turbidímetro Digital 0-1000 NTU, é um instrumento essencial para a medição da turbidez em diversas aplicações, como no monitoramento […]
Leia mais >
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe o seu comentário